Campanha da NIVEA financia fortalecimento institucional e projetos sociais da ABGLT
Iniciativa faz parte da campanha Orgulho Na Pele com repasse de 100% dos lucros das vendas das edições especiais do Orgulho do NIVEA Creme e NIVEA Lip Soft Rosé
Neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a NIVEA e a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos) têm muito o que celebrar. A marca especialista em cuidados com a pele e a maior e mais antiga associação do Brasil e da América Latina ativista pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ são parceiras na campanha Orgulho da Pele. Este é o segundo ano da campanha que conta com o engajamento de consumidores da NIVEA em todo o Brasil para tornar possível o investimento em ações sociais. Por meio do repasse de 100% dos lucros das vendas dos produtos especiais da edição Orgulho — o icônico NIVEA Creme e três versões do NIVEA Lip Soft Rosé — a NIVEA irá financiar a abertura da primeira sede da organização, em São Paulo, e apoiar projetos de transformação social de afiliadas e movimentadores sociais da ABGLT.
A ABGLT é parceira da NIVEA em sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões e, desde 2021, desenvolve o projeto Empodere-se com o apoio da marca. Com 27 anos de história, esta é a primeira vez que a entidade terá uma sede. O espaço, localizado em um ambiente de coworking no Centro de São Paulo (SP), receberá toda a estrutura em um único lugar, otimizando os atendimentos da associação. O investimento será aplicado na locação do escritório, no pagamento de custos operacionais e coordenação executiva, além de assessoria de comunicação, cobrindo as despesas por até um ano.
A sede da ABGLT representa uma nova fase para a associação, mais madura e com potencial para ampliar suas relações institucionais. “A ABGLT sempre fez parte da história da luta e de grandes conquistas históricas para a comunidade LGBTQIA+. Agora, amplia suas oportunidades com este espaço e temos muito orgulho desta parceria e de fazer parte deste capítulo”, diz Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA. “Sempre tivemos o apoio das nossas afiliadas, que nos emprestavam seus espaços para nos organizarmos e seremos sempre gratas. Esta sede traz credibilidade e confiança às nossas afiliadas, além de reafirmar o nosso profissionalismo e compromisso com a comunidade”, comenta Symmy Larrat, presidenta da ABGLT.
O local escolhido não foi por acaso: o bairro da República, no centro da capital paulista, é histórico e emblemático para a comunidade. “É uma região de resistência e de muitos marcos. É lá onde Parada do Orgulho de São Paulo, a maior do mundo, se encerra e é onde a militância historicamente se concentra”, analisa Symmy. A geografia também facilita as relações com outras entidades parceiras que estão na região central e é de fácil acesso para a rede apoiada pela organização.
Aporte para projetos sociais
A ABGLT ainda receberá um financiamento da NIVEA para o resgate e fortalecimento do Projeto Somos. Icônico na história da luta da comunidade no Brasil, o Somos será transformado em uma incubadora de iniciativas, potencializando a atuação das afiliadas da ABGLT por meio da capacitação em advocacy.
A doação da NIVEA, com base no repasse de 100% dos lucros com a campanha, irá estimular a atuação local de 10 organizações afiliadas da ABGLT selecionados por meio de edital. O objetivo é ser uma ferramenta de assessoria a projetos sociais que atuam na promoção dos direitos da população LGBTQIA+ em diversos territórios do País, proporcionando socialização, troca de experiências e conhecimento entre a sociedade, o ativismo e a direção da ABGLT e seus ativistas históricos.
A organização irá acompanhar as iniciativas e prestar tutoria técnica qualificada em todas as fases para os selecionados aprimorarem seus projetos. Após o período de cinco meses de capacitação, as duas afiliadas com as iniciativas de maior impacto receberão um investimento adicional para criarem e executarem uma estratégia que possibilite sua continuidade. “É muito gratificante ver o nosso propósito se fortalecendo, pelo segundo ano consecutivo, com a campanha Sinta o Orgulho na Pele em prol da comunidade LGBTQIA+. No ano passado, pudemos beneficiar 11 projetos pelo Brasil e, agora, com a ABGLT, ampliamos a nossa rede de apoio para mais parceiros e líderes sociais e resgatamos o projeto Somos, tão importante para a história do movimento no Brasil”, conclui Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA.
“A palavra Somos faz parte da história do movimento LGBTQIA+. Em 1978 era com essa palavra que o conhecido Grupo de Afirmação Homossexual em defesa dos direitos LGBT se apresentava. O Somos é considerado o primeiro grupo brasileiro em defesa desses direitos. Em homenagem aos 27 anos da ABGLT e a história do movimento LGBTQIA+, queremos, com esse apoio, resgatar nossa história e luta”, comenta Symmy.
#OToqueQueTransforma
NIVEA iniciou, no ano passado, a sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões. Por meio de estudos que constatam o poder e os benefícios do toque humano para a saúde física e mental, a marca elegeu públicos prioritários, entre eles, comunidade LGBTQIA+, mulheres negras da periferia e idosos e seus cuidadores e se uniu a organizações do terceiro setor para promover transformações sociais. Para o público LGBTQIA+, a NIVEA está investindo em projetos de capacitação, empoderamento e formação de lideranças com a ABGLT e a TODXS.
Além de impactar a sociedade, NIVEA também provoca mudanças de dentro para fora da empresa, envolvendo seus colaboradores nas iniciativas. Foram criados o Comitê de Diversidade e o Grupo de Afinidade — LGBTQIA+, formados por colaboradores de diversas áreas com interesses em comum para dialogar e propor iniciativas que visam ampliar e fortalecer as metas de diversidade na companhia.
Saiba mais sobre as iniciativas da NIVEA para a comunidade LGBTQIA+ no site da marca.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.