Caçadores de Tempestades Brasil ministram Workshop de fotografia
De forma gratuita, no próximo dia 20 os cariocas terão a oportunidade de aprender sobre fotografia meteorológica e observação de campo para nuvens de tempestades com formação de supercélulas e tornados.
O workshop de “introdução a fotografia meteorológica” acontecerá na sede do Clube do Empreendedor Brasil, terá a duração de 3 horas, será aberto ao público a partir de 18 anos e terá emissão de certificado. Contará com profissionais da área para ensinar aos alunos presentes o necessário para começar a fotografar nuvens e paisagens, fazendo uso de câmeras profissionais ou até do próprio celular. O workshop, ainda, fornecerá uma orientação sobre o mercado e mostrará alguns casos de formação de grandes tempestades que foram registradas ao redor do Brasil.
Segundo o gestor da Cacadores de Tempestades, o jornalista Serginho Bloomfield, também chamado de Thor, as nuvens são divididas em tipos e subtipos, de acordo com a sua forma, composição, e altitude.
“Como existem várias maneiras de classificar as nuvens, pode haver uma variação na quantidade de tipos. A frequência de tempestades em um dado local depende de vários fatores, entre eles a topografia, a latitude, a proximidade de massas de água, a continentalidade e a presença de diferentes sistemas meteorológicos. Uma pequena percentagem das tempestades que ocorrem todo ano é considerada como tempestades severas.”, completa o professor.
Segundo pesquisa da Unicamp, o Brasil é o 2o país com maior incidência de tornados no mundo, embora grande parte da população ainda desacredite de sua existência. Um dos objetivos no trabalho dos caçadores é desmistificar a ocorrência de tornado, inclusive no Rio de Janeiro, e trazer informações importantes para a população, proporcionando conhecimento e prevenção de perdas materiais ou de vida.
“As tempestades ocorrem mais sobre os continentes do que sobre os oceanos. Em geral, tempestades severas estão associadas a tempestades organizadas e apresentam uma ou mais das seguintes características: granizo (partícula de gelo com forma arredondada, com alguns centímetros), tornado e ventos fortes. As tempestades acompanhadas de tornados costumam ser chamadas de tempestades tornádicas. Os tornados se formam em regiões da tempestade com vários quilômetros de extensão, onde existem fortes movimentos de rotação, denominadas de regiões “mesociclônicas (baixas pressões).”, explica.
Thor é um dos fotógrafos brasileiros de grande influência no mercado, acompanhado por meteorologistas do Brasil e exterior com grandes registros de tornados e possui mais de 33 mil seguidores em suas redes sociais.
Os interessados em aprender o básico sobre fotografia meteorológica, bem como conhecer detalhes sobre observação de campo e as diferentes formações de nuvens, precisarão preencher corretamente o formulário disponibilizado abaixo.
O workshop gratuito de “Introdução a Fotografia meteorológica” é uma realização da Revista Visões Urbanas e agência WooMaxx, produção da Wallaroo Corp. e conta com o apoio do Clube do Empreendedor Brasil. O evento acontecerá na sede do próprio do Clube, que fica localizado na Av. Cidade de Lima 86 – 5 – Santo Cristo, na cidade do Rio de Janeiro (Para chegar use VLT Formosa no centro do Rio até a estação Gamboa).
Inscreva-se através do formulário a seguir: https://forms.gle/WMF8KmfCS3GPcmG68
Crédito das fotos: Serginho Bloomfield (Thor)
Serviço:
Dia 20/12 a partir das 16h
Local: Clube do Empreendedor Brasil Av. Cidade de Lima 86 – 5 – Santo Cristo
Informações: 21 99542-0516
Redes sociais: @cacadoresdetempestades