Alimentação saudável no outono e no inverno
O inverno ainda não chegou, mas com o outono veio aquele friozinho que é ótimo para tomar um chocolate quente, comer queijos e todas essas delícias. Porém, esses alimentos tão requisitados em temperaturas baixas são muito calóricos, e consequentemente, contribuem para o ganho de peso. Para piorar, no frio, as pessoas tendem a ficar em casa e esquecem os exercícios físicos.
Diante disso é importante controlar a alimentação para que os quilinhos indesejados não apareçam. A boa alimentação com base em vitaminas, minerais e antioxidantes deve ser seguida inclusive no outono e inverno, ela, inclusive, fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção de resfriados e gripes. A utilização de verduras e legumes também é indispensável e pode dar um sabor especial para sopas que também devem ter hortaliças e uma boa fonte de proteína. As frutas também não podem ser esquecidas, assadas com mel e canela ficam deliciosas e devem ser consumidas sempre que possível, principalmente as ricas em vitamina C, como o morango e a laranja.
Os líquidos também continuam sendo importantíssimos nessa época do ano. Como a transpiração é menor no frio, algumas pessoas acham que não perdemos tanto líquido, mas isso não é verdade. Nas temperaturas mais baixas o ser humano elimina maior quantidade de líquido por meio da urina, até por isso os líquidos devem ser repostos nas mais variadas formas como água, sucos de frutas, sopas e chás, como o verde, eucalipto, gengibre e própolis.
Nos dias mais friozinhos indicamos receitas que contenham algum tipo de tubérculo, para quem gosta de sopas mais cremosas o aipim e inhame são ótimos. Já a proteína deve ser magra e o peito de frango, a carne bovina magra, o peixe e os queijos brancos são ótimas opções. Ingredientes como alho, ótimo aliado do sistema imunológico, e cebola devem ser usados à vontade, mas caso use o sal, não exagere. Após o cozimento, é interessante a introdução de uma erva aromática como a salsa, por exemplo.
Um lembrete importante, os idosos merecem uma atenção especial durante essas estações climáticas. É comum que relatem sentir menos fome e menos sede, por isso, negligenciam sua alimentação e hidratação. É necessário garantir a ingestão diária de vitaminas e minerais para que o sistema imune funcione adequadamente. Devemos lembrar que, nesta fase da vida, as células de defesa não são mais as mesmas e até a capacidade de aproveitar os nutrientes muda.
Saboreie as refeições Congelados da Sônia nesta estação!
RJ (21) 3461-9779 | SP 0800-0240083