Notícias
Últimos dias para conferir exposição sobre Bumba-meu-boi no Museu do Pontal
Exposição ‘Caretas de Casa Nova’ vai até o dia 28 de junho. Peças foram doadas pela pesquisadora Maria Mazzillo e farão parte da coleção do museu
Se você quer conhecer um pouco mais sobre a riqueza do Bumba-meu-boi maranhense, não perca tempo. A exposição “Caretas de Casa Nova”, que reúne máscaras, fotos e peças do Bumba-meu-boi, vai até o dia 28 de junho no Museu Casa do Pontal. As máscaras vieram do Maranhão e foram cedidas à instituição pela fotógrafa e pesquisadora Maria Mazzillo. São 17 obras em exposição, feitas de diversos materiais, como couro de cotia, tecido e madeira.
– Estas máscaras são muito interessantes porque são parte fundamental da indumentária deste personagem, central nas brincadeiras de Bumba-meu-boi, e feitas nos últimos 18 anos. Ter essas obras à disposição de nosso público permite que uma linha temporal seja feita entre as obras adquiridas por Jacques Van de Beuque há mais de 30 anos, e que estão em exibição na exposição permanente. Para os pesquisadores, trata-se de uma preciosidade. Para o público em geral, é uma oportunidade de tomar contato com a complexidade da cultura popular brasileira – explica a curadora e diretora da instituição, Angela Mascelani.
Ao todo, foram doados ao Museu Casa do Pontal 50 objetos, que representam a força da festa do Bumba-meu-boi no Maranhão. Segundo Angela Mascelani, a coleção de máscaras de Cazumba, foi recebida com entusiasmo.
– Doações como esta são um sinal da confiança que os colecionadores e amantes da arte popular brasileira depositam em nossa instituição – fala a diretora.
MUSEU CASA DO PONTAL
Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como um dos principais museus do país, segundo uma pesquisa da Embratur, o Museu Casa do Pontal está em atividade há mais de 35 anos e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
Atualmente, o Museu conta com o patrocínio institucional da Vale, do IRB Brasil RE e da Petrobras e a parceria institucional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura e da UNESCO.
O Museu Casa do Pontal funciona de terça-feira a domingo – de terça a sexta-feira, das 9h30min às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30min às 18h. O endereço é Estrada do Pontal, 3.295, no Recreio dos Bandeirantes. O ingresso custa R$ 10 e estudantes e idosos pagam meia – para crianças até seis anos, a entrada é gratuita. Em todas as terças-feiras do ano de 2015, a entrada é franca para brasileiros. Mais informações estão disponíveis no www.museucasadopontal.com.br.
Serviço:
Exposição Caretas de Casa Nova
Até 28 de junho
Museu Casa do Pontal
Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ. Telefones: 24904013, 2490-2429. Terça a sexta, de 9h30 às 17h. Sábado, domingos e feriados, das 10h30 às 18h. Grátis (para instalação no jardim) e R$ 10 (inteira). Outras informações:www. museucasadopontal.com.br
Assessoria de Imprensa Museu Casa do Pontal
Chandra Santos
Assessoria de Comunicação Museu Casa do Pontal
Tels: (21) 2205-3008 / (21) 2558-2023
Leonardo Zanelli
O Sobrado – Comunicação Criativa
Tels: (21) 98873-1945
E-mail: [email protected]
:: Crédito das fotos: Maria Mazillo ::