Noticias do Rio

Rio de Janeiro sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

Rio de Janeiro sedia Assembleia Geral da Uniao das CidadesO encontro conta com uma programação extensa, incluindo painéis, assinatura de acordos de cooperação e visitas a marcos históricos do Rio – Marco Antonio Lima/Prefeitura do Rio

Começou, nesta segunda-feira (24/3), a XLI Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que retorna ao Rio de Janeiro depois de mais de 25 anos. O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, participou da abertura, que reuniu mais de 100 representantes de cidades lusófonas de Angola, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste no Palácio da Cidade, em Botafogo.

— É uma honra receber a 41ª Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro. Reafirmamos nosso compromisso com a cooperação entre as cidades lusófonas, o desenvolvimento sustentável e a valorização da nossa herança comum. Estamos celebrando o Rio como a primeira cidade de língua portuguesa a ser Capital Mundial do Livro pela Unesco em 2025, reforçando nosso papel central na cultura e na história da lusofonia — destacou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, durante a abertura do evento.

Além do vice-prefeito, participaram da cerimônia o secretário-geral da UCCLA, Luís Álvaro Ferreira, o presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, o embaixador Laudemar Aguiar, o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, o secretário de Conservação, Didi Vaz, e a secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.

Organizado em parceria com a Prefeitura do Rio, o encontro, que termina nesta terça-feira (25/03), conta com uma programação extensa, incluindo painéis, assinatura de acordos de cooperação e visitas a marcos históricos do Rio, como a região da Pequena África, no Porto. Na manhã desta segunda-feira, foi assinado um memorando de entendimento entre Rio e Maputo (Moçambique), que são cidades-irmãs desde 2013, para aprofundar a cooperação em áreas como educação, cultura e turismo. Até o fim do evento, estão previstos outros acordos de intercâmbio entre cidades.

Cultura é tema de destaque nas discussões

Um dos eixos centrais do encontro é o fortalecimento de políticas públicas para o incentivo ao livro e à leitura, no contexto do programa Rio Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco. Pela primeira vez em 25 edições, uma cidade lusófona sediará o evento, que começa em 23 de abril no Rio de Janeiro. O tema será aprofundado em painéis com a presença do secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, entre eles a conferência “Rio de Janeiro e a Cultura em Língua Portuguesa”.

Como parte da recepção aos integrantes da UCCLA, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro apresentou a exposição “O Rio em Três Tempos”, um resgate da memória cultural da cidade a partir do olhar de três cronistas: as aquarelas de Jean Baptiste Debret e as lentes dos fotógrafos Augusto Malta e Marcello Cavalcanti, em três momentos históricos distintos.

— Essa mostra promovida pelo Arquivo Geral, com o olhar de três cronistas sobre a cidade do Rio de Janeiro, tem importância fundamental no resgate e na preservação do patrimônio cultural da cidade — afirmou o secretário de Cultura, Lucas Padilha.

No segundo dia da assembleia, terça-feira (25/3), os participantes farão uma série de visitas no Rio, incluindo o Centro de Operações do Rio (COR), o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), o Instituto Pretos Novos (IPN) e o Cais do Valongo, reforçando o compromisso com a preservação da memória afro-brasileira.

Categoria:

  • 24 de março de 2025

  • Prefeitura do Rio

    Mostrar mais

    Redação Rio Notícias

    O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo