Casa de Samba Bom Sujeito uma ótima pedida
De volta ao mundo dos bambas, o Bom Sujeito reabre após 6 meses de reforma, com muitas novidades. Inaugurado em 2005, a primeira casa de samba da Barra da Tijuca está repaginada, com novidades na acústica, decoração e cardápio.
Em um local original, que traz a atmosfera da boêmia e dos subúrbios cariocas, o Bom Sujeito fica em um sobrado de dois andares com capacidade para 150 pessoas. A construção, se olhada de cima para baixo, tem a forma peculiar das antigas casas de samba do Centro da Cidade.
O casarão recebeu o toque de Jorge Selarón. O artista chileno que pintou a escadaria da Lapa chegou a se encontrar com os sócios da casa para montar um projeto de decoração antes de morrer. – A intenção era que ele mesmo fizesse os mosaicos, mas não foi possível. Mesmo assim, conseguimos nos aproximar muito do trabalho dele — conta Cesar Mar, sócio do Bom Sujeito. As escadas que fazem a ponte entre o salão e o terraço da casa tem o toque de Selarón, com os cacos de azulejos coloridos, remetendo a lapa e a boêmia.
Repleta de singularidades, a casa, agora conta com a utilização de madeiras de demolição, apliques com taco de piso reutilizados e portas-balcão abrindo para a fachada, relembram os Casarões do Rio Antigo e remetem à história da cidade e do samba carioca, conferindo a ideia que o bom resiste ao tempo. Além disso, a casa é decorada com exposições das imagens dos principais bambas do samba, como Beth Carvalho e Monarco.
O terraço, totalmente aberto, conta com banheiros reformados e um espaço amplo para curtir o melhor do samba e ainda apreciar a vista, que é maravilhosa. Para 2014 a casa projeta um bar nesse espaço, que terá a forma de um bondinho, trazendo maior conforto e comodidade, além de remeter, a história do samba e da tradição do centro do Rio.
O Bom Sujeito reabre as portas com uma programação musical de qualidade incontestável, voltada para a boa música brasileira, priorizando o samba de atitude, que vai do partido alto ao samba de raiz, abrangendo ainda alguns ritmos brasileiros, como: Chorinho e o maxixe, sempre ao vivo.
Uma nova infraestrutura adequada a shows de alto nível, com projetos de sonorização e iluminação personalizados para o ambiente é uma atração à parte.
A receita de sucesso do Bom Sujeito, também está na qualidade da culinária clássica dos bons botequins cariocas, preservando o tradicional, porém sempre com alguns diferenciais. A predominância da cozinha é dos petiscos, com opções de pratos leves, sanduíches especiais, e caldos aperitivos. Para beber, nada mais tradicional do que uma cerveja bem gelada ou um chope bem tirado. As caprichadas caipirinhas, coquetéis, whiskys, destilados e uma boa carta de cachaça são opções originais oferecidos pela casa.
Como já dizia o mestre Dorival Cayme, “Quem não gosta de samba Bom Sujeito não é, é ruim da cabeça e doente do pé…”
Fotos: Filico
Serviço – Bom Sujeito
Endereço: Estrada da Barra, 18, sobrado – Barra da Tijuca
Telefone: (021) 2491-8955
Horário de funcionamento: Quinta a Sábado de 21h30 até 04h e Domingo de 20h as 01h.