Empreendedorismo após os 60
Empreendedorismo após os 60. Fundadora de marca de jeans mineira fala sobre os desafios de empreender ao longo de 20 anos, mas principalmente durante a pandemia.
Em qualquer época da vida, empreender não é uma tarefa fácil, principalmente depois de uma certa idade. Calcula-se que hoje, no Brasil, mais de 650 mil idosos estejam atuando como empreendedores – 10,8% dos que ainda não fizeram admitem ter vontade. Cerca de 3,1% das pessoas que empreendem no país têm mais de 60 anos. Esse é o caso da empresária Sônia Pereira, de 61 anos. Natural de Paineiras, no interior de Minas Gerais, ela é fundadora da marca Sopero Jeans, com sede da fábrica em Contagem e mais cinco lojas em Belo Horizonte e região, e que está completando 20 anos em 2021.
A representatividade feminina é a marca principal da Sopero, pois 95% do seu quadro de funcionários e colaboradores é formado por mulheres. Com a pandemia, o número de funcionários diretos precisou ser reduzido, mas esse contratempo não desanimou a empreendedora aos 61 anos de idade. “É difícil não passar por altos e baixos em um negócio, mas neste momento a palavra superação e diversificação foi a chave. Continuamos com nosso trabalho e investindo em parcerias, divulgação e vendas online, além disso não paramos de focar em qualidade e técnicas específicas de fabricação que só a Sopero desenvolve. Certamente, foi o que nos ajudou a chegar até aqui e poder comemorar esses 20 anos em 2021, garantiu Sônia.
A empresária conta que a marca estuda constantemente a melhor prática para fabricação de suas peças, prezando constantemente pela qualidade em seus produtos. “O meu objetivo sempre foi criar uma calça jeans que vestia bem e que remetesse à liberdade. Essa é a modelagem que buscamos em nossas peças. Iniciamos a produção das roupas nos fundos de casa, depois de vender um carro Fiat 147 e investir o valor em duas máquinas de costura. Logo em seguida começamos a expor as peças em feiras pelo interior e era sempre um sucesso, todo mundo queria o nosso jeans. Ficamos por 4 anos com um stand na Feira da Avenida Afonso Pena, depois nos instalamos na Feira Shop e hoje possuímos cinco lojas físicas em Belo Horizonte, Betim e Contagem”.
Conforto e sofisticação
A Sopero Jeans trabalha com todo tipo de peça em jeans, entre calças de variados modelos, blusas, camisas, jaquetas, jardineiras, vestidos, shorts e entre outros, para público feminino e masculino, com tecidos de lycra italiana e pontos milimetrados. “A Sopero é uma loja para todos. Nossos clientes são fiéis pois sabem do valor do nosso produto. Buscamos cada vez mais ampliar nossas vendas para os mais variados grupos, que buscam conforto e satisfação, mas com muita qualidade”, afirmou Sônia.
Um diferencial ainda da marca é o uso de gás de ozônio, que retira os resíduos químicos após a fabricação da peça e no momento de lavagem do tecido jeans, garantindo a higienização correta e mais segurança e qualidade para o cliente.
Fonte: Sônia Pereira, contadora, empresária e fundadora da Sopero Jeans com 20 anos de mercado (@soperojeans).
Foto: Renato Matos