EsporteFutebol

Foi assim que Zubieta se tornou uma academia de renome mundial:

“Você deve olhar para o potencial dos jovens, não para suas limitações”
 

A Real Sociedad é um clube em ascensão graças ao seu estilo de futebol, resultados e funcionamento exemplar e revolucionário da academia: 60% da primeira equipe são formados na academia, os jovens recebem contratos mínimos de dois anos, os treinadores trabalham com equipes pequena, existem linhas de sucessão claras … Este ano, por exemplo, 21 jogadores locais já representaram a primeira equipe.


Quando Xabi Alonso mudou para a gestão em 2018, o mundo do futebol sabia que ele seria um dos treinadores de alto nível que valeria a pena seguir a curto e médio prazo. Alguns clubes das cinco principais ligas europeias procuraram contratá-lo, mas Alonso sempre teve claro em sua mente que sua vocação era na Real Sociedad, o clube onde ele começou sua carreira de jogador há tantos anos.
 

Explicando esta decisão, o homem de 40 anos disse: “Sou de San Sebastián e realmente sinto que pertenço a este lugar. Queria começar de um lugar onde soubesse que aprenderia e tivesse a abordagem tranquila e o apoio de muitas pessoas, que me ajudaram muito. Eu sabia que isso me beneficiaria. Queria trabalhar sem pressa, tentando seguir os passos certos. Tento ajudar o clube e o clube está me apoiando muito.”
 

Nenhuma das partes decepcionou a outra após decidirem unir forças. Alonso assumiu o comando do Sanse, o time B, e em sua segunda temporada conseguiu ser promovido à LaLiga SmartBank. A equipe B do clube não estava nesse nível, a segunda divisão da Espanha, há 59 anos. Agora, eles são a única equipe B a participar de LaLiga SmartBank desde 2018.
 

Alonso sabe que fez a escolha certa. Ele disse: “Estou muito relaxado e feliz. Tenho ambição, mas não preciso me apressar quando se trata de um dia tentar o nível superior. Aqui, temos um desafio muito difícil, comparável a muitos dos desafios que os treinadores encontram no futebol de primeira linha. Aqui, temos que competir e também apoiar a primeira equipe ao mesmo tempo. A minha posição é fundamental porque esta é a penúltima etapa antes de todo o trabalho feito para Zubieta dar frutos, pois quem começou no sub-13 chega ao nível profissional. Há um caminho muito claro: há um projeto claro do que queremos fazer e por quê. Tudo tem consistência. Para mim, um jogador local entrará na minha equipe e estará muito preparado, com conceitos muito bons … É como uma linha de montagem e estamos a ponto de colocar o jogador na caixa para o time titular. Precisamos acertar essa etapa final. ”
 

Se o processo é uma linha de montagem, é muito inteligente o que fez com o que a Real Sociedad se tornasse um dos clubes mais atraentes de todo o futebol espanhol e europeu nos últimos anos. Isso se deve em parte aos resultados, já que venceram a Copa del Rey 2019/20, derrotando o vizinho Athletic na final e conquistando seu primeiro título em 34 anos, ao mesmo tempo em que alcançaram a primeira posição na classificação da LaLiga Santander várias vezes nas últimas três temporadas, incluindo o período atual. La Real também está crescendo em popularidade por causa de seu estilo de futebol e por causa de sua juventude, sendo o time titular mais jovem na atual campanha de LaLiga Santander. Eles também têm uma identidade perfeitamente definida, combinando estrelas mundialmente famosas como Alexander Isak, Mikel Merino ou David Silva com uma geração estelar de jovens times, o que foi possível devido ao trabalho exemplar feito por muitos anos na Zubieta, o nome do as instalações do clube e a escola de futebol juvenil.

Uma filosofia única de academia: contratos de dois anos, 80% dos jogadores são locais, times pequenos …
 

Luki Iriarte é diretor da academia há 13 anos, embora na verdade trabalhe para a academia da Real Sociedad desde 1999. Ele conhece cada centímetro das instalações do Zubieta de dentro para fora. Ele sabe a hora de cada treino, os nomes de todos os jogadores, suas circunstâncias familiares, a programação de cada equipe juvenil, as mudanças feitas em cada equipe e muito mais. É impressionante como isso é fácil para a Iriarte, já que há 11 times juvenis e 180 jogadores em Zubieta. O segredo, com certeza, é sua paixão por isso, que é contagiante. Costuma-se dizer que uma equipe joga no ritmo de seu meio-campista principal. Da mesma forma, a excelência do sistema de futebol juvenil da Real Sociedad começa com a energia colocada nele por seu diretor.
 

Discutindo os ex-alunos recentes da academia, ele disse: “Dos jogadores do atual time principal, Zubeldia, Aihen, Barrenetxea, Guridi, Illarramendi e Sangalli chegaram no nível Sub-13, Zubimendi no Sub-14, Zaldua, Gorosabel, Elustondo e Oyarzabal no Sub-15, Ander Guevara no Sub-16 e Le Normand no Sub-19. ” Iriarte pode recitar esses nomes de memória e é incrível quantos conseguiram chegar ao primeiro time. Seu talento se destaca, mas é especialmente interessante saber como cada um deles era jovem quando chegou a Zubieta e como foi subindo nas várias categorias. Eles passaram do Edifício Gorabide, a base da academia com um nome basco que significa “subir para cima”, até o ponto em que agora jogam na deslumbrante Reale Arena.
 

Não é que esta geração tenha sido especialmente frutífera. Em vez disso, isso é o resultado de um compromisso calculado com uma filosofia única de gestão de uma academia. “É uma questão de paciência, trabalho árduo e perseverança”, explicou Iriarte. “Devemos olhar para o potencial de nossos jovens, não suas limitações”, acrescentou o diretor esportivo Roberto Olabe.
 

Isso funciona porque essas não são palavras vazias. Esses mantras são centrais para todas as decisões. Por exemplo, na academia da Real Sociedad não se trabalha com contratos de menos de dois anos e, desde 2008, só houve um jogador que pediu para sair antes desse período, e essa foi a escolha do jogador.
 

Como parte disso, eles constroem os times com um pequeno número de jogadores por elenco. Há cerca de 16 jogadores em cada um, o que significa que uma possível contratação de um jogador de uma faixa etária mais alta pode ocorrer sem que um jovem titular tenha que perder seu lugar. Iriarte afirmou: “Não podemos ter espaço ou paciência para os jogadores que já estão aqui porque os jogadores são contratados por nós. Se cometemos um erro, então somos nós que cometemos o erro, mas o que não pode acontecer é que a criança é quem sofre. ”

É importante ressaltar que há uma medida em torno da qual tudo é construído, já que a academia Real Sociedad tem uma proporção autoimposta de 80% dos jogadores serem da província local de Gipuzkoa. Enquanto a Zubieta está aberta a jogadores de qualquer lugar, eles querem que a base da academia seja local. Isso ajuda a construir uma cultura e identidade de clube, que também é uma forma de competir com o poder financeiro de outros clubes a longo prazo. Os outros 20% dos jogadores são de fora da região, mas normalmente de outras províncias do País Basco, da vizinha Navarra ou mesmo da França. Uma vantagem da localização geográfica de San Sebastián é que as regras de transferência permitem que eles contratem jogadores estrangeiros antes do limite normal de idade de 16 anos, desde que sejam de uma cidade a 50 km da fronteira com a França. Foi o caso de um dos ex-alunos da academia mais famosos do clube, Antoine Griezmann, que se matriculou em Bayonne, embora fosse de Macôn.
 

A escada do Sub-13 para o time titular da Real Sociedad
 

O foco principal no recrutamento é para a equipe Sub-13, o que é lógico visto que se trata de um plantel que precisa de ser construído de raiz todos os anos, por se tratar da faixa etária mais jovem da Zubieta. Com a estrutura da academia, a maioria dos jogadores desta equipe serão promovidos ano após ano para as categorias superiores. Para ter certeza de trazer os jogadores certos ao nível Sub-13, La Real tem 85 clubes parceiros. Eles trabalham com todos os clubes de Gipuzkoa, exceto para o clube profissional SD Eibar e também Antiguoko, pois eles têm um acordo com o Athletic. Com todos os seus clubes parceiros, a Real Sociedad trabalha de mãos dadas.
 

Sobre isso, Iriarte disse: “Se colocarmos o foco principal na equipe Sub-13 e, em seguida, assinarmos pouco depois, alguns podem pensar que não fazemos muito aferição, mas não é o caso. Pelo contrário, temos que observar muito e bem, porque só devemos trazer jogadores mais tarde se eles melhorarem o que temos e mostrarem resultados mais imediatamente ”.
 

Durante essa ascensão aos níveis juvenis, o Txuri-Urdin fornece a cada jogador todas as facilidades de que precisam. Cada equipe juvenil da academia tem uma equipe de nove a 10 profissionais, assim como a primeira equipe. Haverá um técnico e assistente técnico, um treinador de goleiros, um preparador físico, uma psicóloga, uma analista e coordenadores de desenvolvimento pessoal e educacional. Estes são alguns dos melhores profissionais em suas áreas. Na verdade, apenas no verão passado, eles conseguiram contratar para Sanse o treinador de goleiros do Real Madrid, Roberto Vázquez, que ajudou Thibaut Courtois a ganhar o Troféu Zamora em 2020. Contratações como essa estão valendo a pena, com Gaizka Ayesa, da Sanse representando os sub-21 da Espanha.
 

Na Real Sociedad, há muita ênfase na formação acadêmica e por isso ser tão importante quanto o desenvolvimento técnico ou tático. “Acreditamos firmemente que os estudos ajudam os jogadores a ter uma mente mais organizada para o que vem no futebol profissional”, disse Iriarte. Na Zubieta existem pelo menos duas rotações por dia para cada equipa, alternando entre treino de equipe, treino individual e estudo. Cada equipe tem também pelo menos duas sessões de estudo por semana, aproveitando ao máximo uma escola que se encontra junto à Zubieta. Com uma cultura de aprendizagem estabelecida na academia, não é uma surpresa ver uma estrela do primeiro time como Mikel Oyarzabal se formar em administração e gestão de empresas, enquanto Ander Guevara, Martin Zubimendi e Ander Barrenetxea estão atualmente cursando vários cursos universitários também.
 

Os jogadores do time titular passam em média oito anos na Real Sociedad
 

O sucesso das políticas da academia pode ser verificado através de algumas estatísticas atraentes, além do talento e resultados da primeira equipe. Por exemplo, desde 2013, houve pelo menos um graduado pela academia para estrear com o primeiro time a cada temporada, enquanto houve pelo menos um jogador de cada faixa etária para fazê-lo, de Asier Illarramendi nascido em 1990 a Beñat Turrientes e Robert Navarro , cada um nascido em 2002. Nenhuma faixa etária deixou de produzir um jogador de primeira equipe. Além disso, os jogadores da primeira equipe passam em média oito anos no clube e os juniores passam em média 11. Isso faz de La Real um caso único no futebol de elite europeu.
 


Neste momento, a maior história de sucesso da academia Zubieta é certamente Mikel Oyarzabal, o jogador que marcou o pênalti que deu a vitória à final da Copa del Rey 2019/20. Com 24 anos, já é titular regular da seleção espanhola e o seu desenvolvimento reflete na perfeição a gestão cuidadosa do clube na carreira dos seus jogadores. Falando sobre o atacante, o diretor esportivo Olabe disse: “Ele é um jogador extraordinário e ainda pode conquistar muito no futebol, já que disputou tantas partidas na primeira divisão. Parte de seu desenvolvimento foi um empréstimo ao SD Eibar no nível de Juvenil. As jornadas de nossos jogadores não precisam ser todas homogêneas. ”
 

O impacto de Zubieta na campanha de LaLiga Santander de 2021/22 da Real Sociedad, com 21 ex-alunos
 

Embora a Real Sociedad queira que 80% dos jogadores de sua academia sejam de Gipuzkoa, ela também quer que 60% dos jogadores de sua primeira equipe tenham vindo de sua própria escola de futebol. Esta é uma política rara no futebol moderno. Como destacou Olabe: “A primeira coisa que fazemos é olhar sempre para dentro, para Zubieta e para a nossa região, o que nos dá muitas possibilidades, embora também tenhamos algumas pequenas limitações. Em seguida, trabalhamos com gráficos com linhas de sucessão que nos dizem o que está acontecendo hoje e o que achamos que acontecerá amanhã. Queremos decisões sobre contratar ou promover um jogador para o primeiro time a ser formado. Se vamos contratar um lateral-esquerdo, por exemplo, é porque estamos vendo que, na linha de sucessão, não há ninguém na Zubieta para resolver o problema dessa posição. Se não contratarmos um jogador para uma determinada posição agora, é porque podemos ver na linha de sucessão que há uma solução futura em potencial vindo da academia. Há momentos em que devemos ser firmes com nossas políticas de 80% e 60%. Mesmo que possamos cometer erros, isso nos permite ficar estáveis ​​e significa que não temos que construir uma equipe inteira a cada ano. ”
 

Dos jogadores externos que compõem os outros 40% do time titular, há alguns nomes de destaque que foram cuidadosamente selecionados, como Alexander Isak, Mikel Merino, David Silva, Nacho Monreal, Adnan Januzaj, Portu ou Alexander Sørloth, entre outros. No passado, houve talentos como Sergio Canales ou Martin Ødegaard. Com exemplos como esses, é fácil ver por que o olho do Txuri-Urdin para o talento é invejado pelo futebol espanhol.
 

Olhando para os 60%, para os jogadores locais, há 12 formados na academia no atual elenco principal. Nos primeiros meses da temporada 2021/22, mais nove jogadores da academia participaram de uma partida oficial, com cinco deles fazendo sua estreia ao fazê-lo. Estes são Jon Pacheco, Beñat Turrientes, Robert Navarro, Jon Ander Olasagasti, Julen Lobete, Jon Karrikaburu, Germán Valera, Jon Bautista e Näis Djouahra. Sem contar com o número da equipe titular, esses jogadores já apoiaram a equipe do técnico Imanol Alguacil, especialmente quando seu grupo sofreu uma crise de lesão. O treinador da equipe titular não hesitou em recorrer à ajuda da academia, já que também era jogador do Zubieta. Muitos dos outros treinadores que trabalham no sistema hoje também passaram por ele próprios.
 

Sobre Imanol Alguacil, Olabe disse: “Para nós, Imanol também está fazendo coisas extraordinárias. Queremos ser a melhor equipe também de segunda a sexta-feira, em treinamento, e o Imanol é a chave para isso. Acho que estamos passando por um período em que muitas peças caíram no lugar certo. ” Xabi Alonso trabalha em estreita colaboração com o seu homólogo da primeira equipe e acrescentou: “Trabalhamos em estreita colaboração e até comemos juntos com frequência. Imanol já trabalhou na Sanse, então ele possui essa consciência. Ele não é alguém estranho ao que acontece com a equipe B. ”
 


Um dos jogadores do time B que estreou com a primeira equipe no início desta campanha é o atacante Julen Lobete, que marcou um gol na primeira rodada da temporada de LaLiga Santander no Camp Nou. Conhecendo-o bem, Alonso disse: “Ele é um garoto de mente muito aberta e de coração puro. Quando ele marcou um gol da vitória na Reale Arena em uma partida contra o RCD Mallorca, uma partida em que o time estava reduzido a 10 homens, eu queria pular lá e comemorar com ele porque ele é um dos nossos e por isso meios para o projeto. ”
 

O movimento também funciona na outra direção, já que há jogadores que caíram de nível para representar o Sanse nesta temporada. Foi o caso de Roberto López (que fez 24 partidas oficiais na primeira equipe) e de Luca Sangalli (que fez 33). Discutindo as nuances disso, Olabe disse: “Ser promovido é visto como algo natural e voltar é visto como algo negativo, mas esta é outra ferramenta que temos, especialmente para jovens que ainda estão se desenvolvendo ou que voltaram de lesões significativas, como é o caso destes dois jogadores. ”
 

Com essas conexões, todas as equipes têm o mesmo espírito e não é uma visão estranha ver os membros do time principal passando uma noite chuvosa de sexta-feira apoiando os jogadores de Sanse em um jogo de LaLiga SmartBank. Para a Iriarte, isso faz todo o sentido. Ele explicou: “O fato é que o time B era o time deles não há muito tempo, enquanto o time B também tem muitos jogadores com os quais os titulares treinaram”. Todos fazem parte da mesmo ‘cuadrilla’ (grupo de amigos), graças ao espírito inclusivo presente na Real Sociedad e na Zubieta.
 

O futebol está fluindo em San Sebastián e a Real Sociedad é o assunto da cidade, como resultado de suas conquistas e de como o estão fazendo. Parece que vão continuar assim porque já estão trabalhando na Zubieta no futuro. Está prevista a construção de um mini estádio com capacidade para 4.000 pessoas no complexo esportivo, além de um novo prédio para o futebol feminino, um laboratório de inovação esportiva, instalações de diagnóstico físico e um centro de treinamento de habilidades digitais, que vão gerar empregos no esporte . O futuro é da Real Sociedad, em todos os sentidos.
 

Não é só Futebol. É LaLiga.

#PlayLaLigaSantander

Assessoria de Comunicação:

Weber Shandwick – [email protected]

Sobre a LaLiga

LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis ​​pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo