1° Etapa do Circuito Brasileiro de Rally de Veículos Históricos
IGUABA GRANDE: População fica encantada com os veículos antigos e históricos que visitaram a cidade no sábado, 23
Muito charme e elegância marcaram a tarde deste sábado, 23, em Iguaba Grande, na Rua Paulino Pinto Pinheiro, Centro. Esse glamour ficou por conta do pit stop da 1° Etapa do Circuito Brasileiro de Rally de Veículos Históricos na Região dos Lagos. Esta foi a primeira etapa do quinto Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos (CBR).
O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Iguaba Grande, onde a cidade recebeu pela primeira vez uma etapa do circuito que acontece no Brasil desde 1987. O rally é realizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que conta com cerca de 120 clubes de veículos cadastrados e associados a sua frota de antiguidades. Nessa Etapa participaram 35 veículos, que fizeram sucesso e chamaram a atenção de quem prestigiava e passava pelo centro da cidade, valia uma olhadinha.
E para dar um charme a tanta beleza, outro item chamava a atenção dos admiradores. Todos os veículos possuem placas pretas, que os destacam como colecionadores. Entre as placas havia veículos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que trouxe dois veículos da Região dos lagos, um de Cabo Frio e outro de Búzios.
O percurso teve a largada em Búzios, seguiu por São Pedro da Aldeia, com parada em Iguaba Grande para o pit stop, seguindo para Araruama com finalização em Saquarema. Ao chegar ao destino os veículos retornaram para o trajeto inicial que foi finalizado em Búzios, na Rua das Pedras, no Centro da cidade, onde aconteceu a comemoração dos participantes da prova.
De acordo com o presidente de honra da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Henrique Thielmann, a Região dos Lagos foi inspiradora na realização da prova. “Estamos encantados com a Região. Iguaba nos recebeu de forma acolhedora. A avaliação que temos do evento é positiva, tivemos uma boa prova, com competidores de várias regiões do Brasil. Uma bela estréia para as cidades para o V CBR 2013”, destacou.
Aos amantes de veículos antigos que desejam participar das provas, existem requisitos básicos para a participação da prova como, ser associado à Federação e estar enumerado ano a ano pelas categorias D, veículos fabricados até 1945, E de 1946 a 1960, F -1961 a 1970, G-1971 a 1980, H-1981 a 1990 e H-1981. Entre os modelos participantes, estavam o Corvette 1969, Fusca (1961), Puma GTE Coupé 1973, MP Lafer 1977 e Voyage.
TEXTO: INGRED JÓIA
FOTOS: RENATO LEAL