Câncer do intestino- Fique de olho e faça a prevenção !
O câncer do intestino tem apresentado incidência crescente em cidades industrializadas, acometendo principalmente indivíduos obesos, sedentários e que utilizam uma alimentação rica em carne vermelha e gorduras, e pobre em fibras. Atualmente este câncer é o segundo em mortalidade dos EUA e também no Brasil, com um crescimento alarmante em pessoas mais jovens.
É importante falarmos hoje sobre este tipo de câncer, pois ele pode ser prevenido.Dos tumores do tubo digestivo, este é o câncer de mais fácil prevenção: quando encontramos um pólipo, ou crescimento anormal da mucosa intestinal, durante um exame conhecido como colonoscopia, a retirada imediata deste pólipo ( Figura 1), significa a detecção de uma lesão precoce, evitando-se assim o câncer anos à frente.Da mesma forma, a prevenção do aparecimento de pólipos e do câncer propriamente dito, pode ser iniciada desde cedo com a adoção de medidas primárias simples.
As Sociedades Brasileira, Americana e Europeia de Coloproctologia, recomendam a realização da Colonoscopia em todos os indivíduos à partir dos 50 anos. Para aqueles que apresentam algum fator de risco importante, como uma história familiar de câncer de intestino ou doenças inflamatórias intestinais, a idade de início do rastreamento é mais precoce.
Da mesma forma, pacientes de raça negra também representam um importante grupo de risco, e sua prevenção deve se iniciar aos 45 anos.
Sinais de alarme para este Câncer
- Sangramento retal ou sangue nas fezes
- Mudança do ritmo intestinal
- Mudança do calibre das fezes
- Dor abdominal sem causas aparentes
- Emagrecimento importante
- Anemia
Dra Lucia de Oliveira
www.proctologiaclinica.com.br