Você pode crescer em meio à crise?
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Veja dicas de especialista sobre como ter sucesso apesar da fragilidade econômica
Por incrível que pareça, há possibilidade de ter sucesso financeiro ou até mesmo abrir um negócio em meio à recessão econômica. Na verdade, um dos fatores que levaram ao aumento dos MEIs (Microempreendedores Individuais) no Brasil foi a crise econômica provocada pela nova pandemia do coronavírus. Hoje, são 11,7 milhões de microempresários espalhados pelo país, atuando nas mais diversas temáticas.
Entrar no mundo dos negócios requer coragem, planejamento e aprendizado contínuo. É normal que surjam crises ao longo do caminho e o inesperado possa surpreendê-lo. Assim como o fechamento da maior capital econômica do Brasil, São Paulo, com um longo período de férias para conter a propagação da pandemia, idem para no Rio de Janeiro entre o final de março e o início de abril.
Há um ano não se imaginava que a pandemia se estenderia por tanto tempo e que suas consequências impactariam a economia, trazendo reflexos negativos para quase todos os setores. “Empresas que sentiram estes reflexos, seja pela queda das vendas ou por impossibilidade de funcionamento, necessitam agora de uma transformação para sobreviver a este período e se preparar para o futuro, objetivando o crescimento dos negócios”, explica o especialista financeiro Robson Evangelista.
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quatro em cada dez pequenas empresas brasileiras costumam inovar em momentos de crise. Para 27% dos empresários, os desafios da pandemia acabaram gerando mudanças valiosas nos negócios.
Para Robson, promover a adoção do digital em seus negócios e renovar os canais de distribuição, divulgação e comercialização de seus produtos e serviços são práticas mais do que necessárias. “Um plano de gestão de crise para reinvenção do negócio precisa ser montado, não pode ficar à deriva. É muito importante realizar o plano de negócios do empreendedor e montar um branding, com sua marca nos diversos canais e investir em marketing digital”, afirma.
Aprimoramento e estudo de técnicas também são grandes aliados para quem pretende seguir avançando em novos projetos. “Estude sobre gestão de empresas, conhecer só o seu mercado não é suficiente. Tenha um planejamento para conseguir validar suas ideias e prever se o custo do negócio é viável. Além de reduzir a carga tributária e aumentar o lucro mesmo na crise”, revela.
Não fique parado!
Robson também destaca a importância do acompanhamento especializado, pois isso ajudará o empresário a atender às necessidades e entender melhor sua empresa. “Uma visão externa pode fornecer novas e melhores perspectivas para os processos de um negócio, como diminuição de despesas, aumento da lucratividade e a gestão de pessoas”, conclui.
Fonte: Robson Evangelista, Consultor na área de gestão financeira corporativa, possui mais de 15 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e controladoria em empresas de diversos segmentos. Graduado em Ciências Contábeis com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.