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Taxa de Conversão de vendas

Taxa de Conversão de vendas: O que é e como otimizar vendas

Um elemento fundamental para definir como está o andamento da sua empresa dentro do mercado é a taxa de conversão de vendas.

Basicamente, um indicador que demonstra com precisão como estão as suas vendas e o seu lucro durante o ano comercial. 

Além de servir como uma métrica de análise a respeito de como anda o seu negócio, também é utilizado para compreender se as estratégias de marketing adotadas pelo seu negócio dão certo.

E se ocorre uma boa geração de clientes em potencial, com posterior prospecção de clientes dentro do mercado B2B.

Antes de avançarmos para o assunto principal deste artigo, é de extrema importância que compreenda sobre o que são Leads e, como gerar Leads Qualificados para a sua empresa.

Em seu resumo, os leads qualificados são aqueles clientes em potencial que apresentam bastante interesse no serviço ou produto que seu negócio oferece e estão dispostos a se aderirem ao seu quadro de clientes. 

E há inúmeros critérios para definir um lead como qualificado… 

Para se chegar em uma excelente taxa de conversão de vendas, é necessário trilhar um longo caminho que se inicia por meio da geração de leads qualificados 

São compiladas diversas estratégias de marketing, planejadas especialmente para esta estratégia, ou seja, geração de clientes em potencial para convertê-los e fidelizá-los.

Por fim, chega-se ao objetivo estabelecido inicialmente de aumentar esta taxa. Para isso, é de grande importância entender o que é a taxa de conversão de vendas e compreender as diversas dicas e estratégias de como aumentar a sua.

O que significa Taxa de Conversão de Vendas?

A taxa de conversão de vendas pode ser estabelecida como uma métrica, que tem como objetivo analisar a porcentagem convertida de uma etapa dentro do funil de vendas para outra, ou seja, usuários que se tornaram clientes em potencial e estes que, por sua vez, se tornaram clientes da sua marca. 

O resultado chega por meio da porcentagem da sua audiência e os resultados que isso traz para o seu negócio.

O objetivo principal da taxa de conversão de vendas é fazer com que o empreendedor entenda se o retorno do investimento realizado no negócio, em relação às vendas, está positivo ou negativo. 

Esta taxa também pode ser usada como uma forma de medir os resultados da estratégia utilizada no marketing digital.

Ou seja, é extremamente importante realizar a análise da taxa de conversão de vendas, a fim de compreender como está a sua geração de clientes em potencial.

Dessa forma, você será capaz de observar os pontos positivos que devem ser investidos e os negativos que devem ser modificados ou deixados de lado.

Benefícios em maximizar a Taxa de Conversão

Pois bem, a taxa de conversão de vendas é uma dos métodos mais simples e práticos de se analisar e acompanhar o desempenho das vendas de sua empresa. 

Eficaz e rápido, com esse acompanhamento você é capaz de controlar o seu funil de vendas e rastrear todos os pontos positivos e negativos deste processo.

Manter uma taxa de conversão de vendas alta significa que você obteve sucesso tanto na geração de leads qualificados como na captação de clientes para o seu negócio. 

Ou seja, significa que seu saldo está positivo e sua empresa está no caminho certo para o sucesso!

Relação entre a conversão e o funil de vendas

Taxa de Conversão de vendas
imagem: Canva.com

A taxa de conversão de vendas está intimamente relacionada com o funil de vendas da sua empresa, em vista que cada etapa é mensurada através desta métrica. 

Neste caso, o topo do funil é simbolizado pelos visitantes que chegam ao site do seu negócio – ou seja, pelos leads da sua empresa.

O meio do funil é relacionado com os leads qualificados que estão na preparação para adquirir o seu produto. 

Essa etapa é a mais precisa para o sucesso do seu negócio, pois é hora de encaminhar o mesmo para finalizar a compra. 

Já o fundo do funil é representado pelas vendas finalizadas e pela retenção dos clientes. 

Como, em certo aspecto, a taxa de conversão de vendas é a porcentagem destas conversões conquistadas entre cada etapa do funil, perceba que ambas estão relacionadas diretamente, e isto é utilizado no momento de calcular a taxa.

Como calcular a taxa de conversão de vendas?

A taxa de conversão de vendas pode ser calculada de forma simples e rápida, ao se utilizar o percentual entre cada fase do funil de vendas com base nos seguintes critérios: 

  • conversão de visitantes para leads; 
  • de leads para possibilidades;
  • e de possibilidades para clientes fidelizados da marca. 

Cada marca utiliza seu próprio critério, dessa maneira, pode-se partir o funil em mais etapas, entretanto, esta é a base principal. 

Na prática, podemos citar como exemplo um site que tem um volume de 10.000 acessos por visitantes, com 898 formulários preenchidos nas páginas e nos anúncios que compõem o corpo do endereço. 

Neste caso, dividimos 898 por 10.000 e obtemos a porcentagem de 8,98%. Então, nossa taxa de conversão de vendas é de 8,98%. 

Qual é a taxa de conversão ideal?

A porcentagem da taxa de conversão ideal para a sua empresa é extremamente relativa, já que depende bastante do seu mercado e do momento no qual sua empresa se encontra. 

No nosso exemplo, vemos uma taxa de 8,98% e nela podemos tirar que parte das visitas no site não concluem a geração de leads por algum motivo – a partir disso, vamos investigar o que é e corrigir o problema.

Nisso entra a atuação da sua equipe de marketing, responsável por elaborar conteúdos mais atrativos ao seu site com o objetivo de gerar mais leads qualificados e aumentar a taxa de conversão de vendas para um e que seja uma meta acordada inicialmente. 

Observa-se então a importância da taxa para análise das etapas do funil e em como podemos melhorar cada uma delas. 

Dicas para maximizar suas vendas

Após identificar qual é o principal problema dentro da sua taxa de conversão, fica fácil de saber qual etapa do funil de vendas investir na solução! 

Para maximizar suas vendas através do aumento da taxa, é possível seguir dicas para investir na atração de visitas, otimizar a geração de clientes em potencial e, promover estratégias de vendas que sejam mais eficientes e atrativas ao público.

Boas estratégias para aumentar o número de vendas são os investimentos na automação dentro do marketing para nutrir os leads qualificados através de campanhas de e-mails.

Dessa forma, os clientes em potencial receberão conteúdos específicos para eles de forma automática e eficiente – dessa forma, a Prospecção B2B se torna maior e mais prática.

Conclusão

Por fim, a taxa de conversão de vendas é um parâmetro extremamente importante para analisar o rendimento do seu negócio.

Além de ser útil para entender em quais pontos se deve melhorar, atingir os objetivos e as metas estabelecidas inicialmente.

É extremamente importante investir na nutrição de leads qualificados e em sua geração para que, posteriormente, o funil de vendas se torne positivo e os números provem que seu negócio está um sucesso!

Bons negócios,

Um abraço!

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Redação Rio Notícias

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