Noticias do Rio

Seop retoma demolição de imóvel irregular na Ilha da Gigóia após revogação de liminar

Seop retoma demolicao de imovel irregular na Ilha da GigoiaO imóvel em questão possuía três andares, além de um deque, e ocupava uma área de 250 m² – Fábio Costa/Seop

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) retomou, nesta quinta-feira (20/3), a demolição de um imóvel irregular na Ilha da Gigóia, na Zona Oeste da cidade, uma área sob a influência do crime organizado. A operação, iniciada em agosto de 2023, foi interrompida por uma liminar favorável aos proprietários.

Durante o período em que a liminar esteve em vigor, os responsáveis pelo empreendimento retomaram a construção, com o avanço das obras de uma unidade no primeiro pavimento, conforme identificado pelos fiscais durante uma vistoria de rotina no local, visando verificar o cumprimento da liminar. Além disso, foi constatada a presença de um operário com sua família, alegando morar no local em condições precárias, sem acesso a serviços básicos, como água e energia elétrica.

Sendo assim, foi emitida uma nova notificação para o local, determinando a paralisação das obras, o que não foi atendido pelos responsáveis, que, na verdade, aceleraram as obras.

– Hoje, nós retomamos a demolição de mais uma construção irregular que compromete o ordenamento da nossa cidade, após a revogação de uma liminar que impedia a continuidade do nosso trabalho. Essas liminares, em vez de interromperem as obras, por vezes acabam incentivando a continuidade das irregularidades, dificultando a execução das nossas operações e, por consequência, permitindo que práticas ilegais se perpetuem – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

O imóvel em questão possuía três andares, além de um deque, e ocupava uma área de 250 m². Engenheiros da prefeitura estimam que a demolição resultará em um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão para os responsáveis.

Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) acompanhou a operação e ofereceu acolhimento à família que residia no primeiro pavimento do imóvel. No entanto, eles optaram por não aceitar o acolhimento institucional e se retirar por conta própria, seguindo para a casa de familiares.

Categoria:

  • 20 de março de 2025

  • Prefeitura do Rio

    Mostrar mais

    Redação Rio Notícias

    O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo