Saúde & Bem Estar

Saiba o que é a Sarcopenia, um problema causado pelo sedentarismo

“Até cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa” de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)

A sarcopenia é a perda de massa muscular, algo corriqueiro em pessoas maiores de 50 anos de idade, período em que há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos e redução de hormônios como estrogênio e testosterona. Além disso, está diretamente associada com a redução de atividades físicas.

Recentemente, a OMS – Organização Mundial da Saúde, fez um alerta sobre o sedentarismo e os problemas de saúde que possam vir em decorrência da não prática de exercícios físicos. Dentre eles, problemas cardiovasculares, alterações hormonais, hipertensão e diabetes, depressão e problemas na estrutura óssea e comprometem o equilíbrio, principalmente aos maiores de 30 anos

O Dr.Evandro Bernardo, especialista em ortopedia, explica exatamente o que é a sarcopenia, os principais sintomas e como evitá-la desde cedo, com a prevenção. “Pessoas que tiveram Covid e eram atletas tiveram poucas complicações se comparadas àquelas que não praticavam atividades físicas. Então, a prática de atividades físicas é também fundamental nestes tempos” ressalta o ortopedista.

Quais são os maiores problemas que os pacientes vêm apresentando neste período de pandemia?

  • Dentro da minha especialidade, a ortopedia, é possível observar com maior frequência a sarcopenia, que é a perda de massa muscular. Obviamente que, também vejo bastante a osteopenia, porém, a sarcopenia é algo que todos nós, em alguma fase de nossas vidas, teremos. Isto ocorre também em virtude do envelhecimento de nossa população. Acontece que, muitos de nós, não nos importamos tanto com isso. Achamos que seremos sempre “super-homens”, que estaremos sempre de bem com a vida, sempre saudáveis e, infelizmente, não é assim.

Quais são os sintomas da sarcopenia?

  • Bom, existem exames. Porém, costumo me basear em sinais. Alguns sinais clínicos como dificuldades ao levantar-se, dificuldades ao subir uma escada, dificuldades de deambular ou andar em pisos que possam causar algum desequilíbrio, são sinais claros. Isso dentro de uma cronologia. Mais à frente, começa a haver quedas de repetições e muitas dessas quedas podem resultar em fraturas.

A partir de que idade devemos começar a observar e estar mais atento a esses sintomas?

  • Isso é algo que depende muito da vida que a pessoa leva, a vida que ela sempre teve. Existem pessoas que aos 60 anos parecem ter 50, agora, existem pessoas que aos 40 anos, parecem ter 70.

A partir dos 40 anos a pessoa começa a dar sinais e, a partir dos 50, é possível observar isso com mais frequência.

Como prevenir a sarcopenia?

  • O “padrão ouro” para prevenir esse tipo de problema seria a atividade física. Principalmente a realização de exercícios com cargas. Elaborar atividades que possibilitem o ganho de massa muscular. Isso não necessariamente se refere a exercícios de musculação. Estes ganhos podem vir de um treinamento funcional, um crossfit, exercícios em que se usa o próprio corpo, etc. Então, a primeira coisa é preocupar-se com o ganho de massa muscular ou não perdê-la. Não perder aquilo que você já tem. Eu sempre digo que ganhar é muito difícil, porém, perder é muito rápido.

Como realizar exercícios físicos neste momento em que a pandemia está em alta e evitar riscos de contágios?

A pessoa que está há um ano em casa, mesmo que ela já tivesse hábitos de exercícios, ela não pode continuar fazendo-os da forma que fazia anteriormente, até para não forçar o físico e causar problemas. Temos que ter muito cuidado com esse retorno às atividades nos dias de hoje e respeitar sempre o que está acontecendo, neste momento de pandemia. Eu sou muito favorável à realização de exercícios físicos. Não tenho nada contra a sua realização em espaços fechados. Mas se for possível, é melhor optar por sua realização em espaços ao ar livre. Faça exercícios sempre com orientações. A Covid não pode ser um empecilho para não se exercitar. Obviamente que a Covid veio e muitas pessoas não praticavam exercícios, mas gostaria de lembrar que o exercício é gratuito e só nós poderemos fazer por nós e isso entra também como algo que melhora a nossa imunidade, e isso é muito notório. Pessoas que tiveram Covid e eram atletas tiveram poucas complicações se comparadas àquelas que não praticavam atividades físicas. Então, o exercício é uma luz em nossas vidas.

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Redação Rio Notícias

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