Psicóloga lança livro com reflexões sobre os vários tipos de lutos
Experiência pessoal e com jovens fez autora compreender vários tipos de perdas
Com uma grande experiência de quem atende e conhece os sentimentos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, que sofrem graves perdas, a psicóloga Mônica Costa Boruchovitch lança nesta segunda, 25, o livro “Ninguém é triste o tempo todo”, na Livraria Argumento, no Leblon. A partir de relatos dos seus pacientes e de perdas pessoais, a psicóloga percebeu que, “o luto é uma onda que nos derruba e é preciso descobrir um jeito de não se afogar” – observa a autora.
De forma poética e íntima a obra fala sobre recomeços, dores e diferentes tipos de lutos. Segundo Mônica Costa sua ideia inicial era escrever algo pessoal, apenas para ela, devido a perda de um sobrinho e lembranças sobre a perda do irmão, mas aos poucos o interesse seguiu outros caminhos. Porém, durante seus atendimentos, principalmente na ONG Projeto Criança Responder, ela observou nos adolescentes outros motivos que levavam à tristezas como: pelo fim do primeiro amor ou por terem pais muito diferentes do que imaginavam merecer. Ela destaca no livro também a perda de um animal de estimação e pelo envelhecimento.
– Não é um livro de autoajuda, não trago dicas de como superar o luto. Sempre falo da vida, da necessidade de ter motivação, de olhar tudo pelo lado positivo. Isso não impede que as lutas e dores aconteçam, mas, recomendo que se honre a dor com alegria de viver. Ninguém precisa ser infeliz o resto da vida – afirma a Dra. Mônica Costa Boruchovitch