ColunistasOnofre Souza - Especialista em Segurança Contra Incêndio

O que é primeiros socorros?

Os primeiros socorros, são ações e medidas necessárias para aumento ou manter a sobrevida da vítima que esteja, necessitando de tais cuidados, sendo esses essenciais para manutenção da vida, os primeiros socorros, hoje em dia estão atribuídos à primeira
resposta em emergência médicas.

Em alguns lugares do mundo os operadores de primeiros socorros recebem o nome de: AEM(Agente de emergência médica), EMS(Serviço de Emergência Médicas), TEM(Técnico Emergência Médica).

Bombeiro Civil, as ações e operações de primeiros socorros hoje são somadas e interligadas a um serviço de regulação médica afim de separar e facilitar o fluxo das emergências para qualificar e quantificar as emergências.

Qual a importância dos primeiros socorros?

É indubitável, que uma pessoa que necessite de um atendimento de primeiros esteja em risco eminente de morte ou seja isso já se faz de suma importância, mas a seguir iremos citar alguns exemplos: no protocolo de atendimento ao poli traumatismo (ou seja com diversas lesões.

Na versão mais atual desse protocolo nona edição o PHTLS (atendimento pré-hospitalar ao poli traumatismo) foram dadas ênfases ao sangramento exsanguinante grave, ou seja, hemorragias externas, graves e maciças que se não forem controladas no momento, esta vítima entrará em choque hipotérmico de origem hemorrágica.

O choque do tipo classe 3 e 4 (segundo a literatura do phtls) são irreversíveis, outro exemplo vítimas de TRM (trauma-raqui-medular). Onde hoje são usados protocolos franceses, americanos sendo eles: Marshal, Nexus e também o canadense conhecido como ConodianC-SPINE. Onde a vítimas necessitam de restrição de movimento da coluna cervical.

Fontes: (STOP IN THE BLEED)
(PHTLS) (NEXUS)(ITLS)(C-SPINE)(MARSHAL)
PROTOCOLOS INTERNACIONAIS E REFERENCIA EM TRAUMAS

Quando se aplica os primeiros socorros?

Os primeiros socorros são aplicados quando a vítima a necessita de uma ação imediata ou quando ela se encontra em uma situação onde ela não consegue se auto socorrer, exemplo: um desmaio, um AVC, uma parada cardíaca ou parada respiratória onde devemos ser breves para que essa vítima não sofra sequelas definitivas, as vezes onde nem mesmo uma fisioterapia de reabilitação e acabam se tornando ineficientes. Então se faz necessário que o socorrista seja: Técnico, rápido, ético humano e tenha intrepidez, para que o socorrista domine a cena e realize as manobras de emergências.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo