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O papel das redes sociais é gerar vendas ou relacionamento?

Aprenda a ter uma comunicação efetiva!

Estamos saindo da era do Marketing 4.0, caracterizado pelo diálogo das marcas com o seu público, uso dos robôs e avanço da tecnologia na comunicação, para entrarmos na era 5.0, que irá valorizar as pessoas e a humanização dos conteúdos. Afinal, somos seres relacionais e compramos apenas de quem confiamos, por isso o marketing de relacionamento é o futuro.

Mas, qual o papel das redes sociais? Muitas pessoas e empreendedores pensam que as redes sociais são o novo caminho para gerar vendas, mas se enganam. O papel delas é criar relacionamento com o seu público. 

Quando queremos comprar algo, vamos imediatamente para o Google pesquisar qualquer produto ou serviço. O cliente que chega no Google já está com um nível maior de consciência para comprar o que deseja, muitas vezes já pesquisou bastante e domina as informações para se sentir seguro para finalizar uma compra.

Uma tendência recente do consumidor após a pandemia é iniciar a compra no presencial e finalizar no online para conseguir melhores condições e sentir segurança.

Por isso é tão importante ainda investir no desenvolvimento de um bom site, seja uma loja e-commerce para vendas online, uma página institucional para apresentar o seu negócio de forma mais completa ou ainda uma Land Page para captação de leads para vendas. E uma versão mais atual de site é a One Page, com um formato mais resumido de se apresentar.

E o que qualquer negócio ou empreendedor não pode deixar de criar é sua conta gratuita no Google Meu Negócio ou Google Business. Nele é possível inserir as informações básicas da sua empresa como fotos, endereço, telefone e site. Além disso, os clientes podem fazer comentários e avaliações, melhorando a sua posição no Google. Uma dica é usar todas as opiniões positivas como posts nas redes sociais ou no próprio site. Isso ajuda a gerar mais autoridade, credibilidade e segurança para o seu cliente chegar a comprar.

Já as redes sociais são usadas para pesquisa por quem ainda está no início do Funil de Vendas e em um estágio de consciência inicial sobre a solução para as suas dores. Daí a importância de gerar um conteúdo estratégico e relevante para educar a sua audiência e despertar a necessidade de adquirir os seus produtos ou serviços. Ou até mesmo lembrar da sua marca para indicar para a própria rede de relacionamento. 

O ideal é criar um planejamento de conteúdo mensal pensando em 80% de posts com foco em conteúdo educativo e dicas para agregar valor à vida do seu seguidor. E apenas 20% voltado para vendas. Quanto menos você buscar vender, mas vendas vai gerar.

Para chegar à compra, o consumidor passa por uma jornada importante antes. O primeiro passo é criar boas narrativas com os seus conteúdos. Isso gera relacionamento com os seus seguidores, que irão curtir, comentar e enviar mensagens desejando mais informações sobre o tema. E apareça em vídeos nos Stories e Feed, eles geram maior conexão e alcance.

É importante também a marca dá espaço para o público falar. Estamos falando de uma comunicação de mão-dupla e não um monólogo. Abra caixas de perguntas e responda as dúvidas dos seus seguidores. Crie legendas deixando espaço para a sua audiência comentar e responder os seus questionamentos. Isso aumentará a entrega do seu post para mais pessoas na rede social. 

Como construir autoridade?

O terceiro passo é construir uma boa autoridade com a sua presença online, por meio dos conteúdos que já citamos e principalmente, sendo relevante além do digital. Para isso, busque uma Assessoria de Imprensa para te ajudar a aparecer na TV, no Rádio, fazer publicações em Jornais, Revistas, Portais e ações de parceria com Influenciadores Digitais. Gerar conteúdo nas mídias de massa é fundamental para alcançar visibilidade. Com essa iniciativa você ganha seguidores orgânicos e de qualidade para as suas páginas, gera conteúdo relevante para o seu site e redes sociais, melhora o seu posicionamento orgânico no Google e consolida um caminho importante para gerar a conversão em vendas dos seus produtos ou serviços.

É um investimento infinitamente menor do que pagar constantemente por anúncios, além de mantém constância e frequência em suas veiculações. Afinal, o segredo é estar sempre aparecendo, para o seu público não esquecer de você ou da sua marca.

Por último, após a elaboração de um planejamento estratégico com a definição clara da sua persona, canais de comunicação e posicionamento da marca, mantenha a constância e frequência dos conteúdos nos canais digitais e mídia tradicional. Sem dúvida o resultado em vendas vai acontecer. Mas, não é um milagre! Comece e não pare! 

Busque ajuda de bons especialistas para oferecer essa direção de maneira assertiva. Com a casa organizada você pode iniciar os seus investimentos em tráfego pago no Google ou Facebook ADS. Avalie antes de tudo qual ou quais as melhores plataformas para investir em anúncios, ou seja, onde o seu público está, para não perder dinheiro e vender com assertividade!

Déborah Ribeiro é jornalista, empresária, especialista em Marketing Digital e CEO da Letra Comunicação (@letracomunicacao)

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