Mangaratiba realiza o programa 'Barreira Fiscal'
Ação que contou o apoio das polícias Militar e Federal foi realizada no Trevo de Itacuruçá
A Prefeitura de Mangaratiba, em parceria com as prefeituras de Angra dos Reis e Paraty, prosseguiu na madrugada deste domingo, dia 5, com programa ‘Barreira Fiscal”, que visa organizar o turismo na região. Ônibus e vans que pretendiam entrar no município sem autorização foram fiscalizados. A ação contou com o apoio das polícias Militar e Federal. As secretarias de Turismo, Segurança, Trânsito, Obras, Fazenda e Meio Ambiente participaram dos trabalhos durante toda a manhã.
Segundo o prefeito do município, Evandro Capixaba, a ação em busca de um turismo de qualidade está surtindo efeito. “Queremos impedir o acesso daqueles que não contribuem para o desenvolvimento da cidade. E está funcionando”. O secretário de Turismo, Roberto Monsores, acredita que o recesso do programa durante as festas de fim de ano não prejudicou o andamento da ação. “A Polícia Rodoviária Federal nos procurou e pediu que déssemos um intervalo durante as festas para não prejudicar o trânsito, que já é caótico durante este período. Mas ainda assim, os resultados foram positivos, considerando o número de visitantes que a cidade recebeu”.
A operação foi realizada no Trevo de Itacuruçá, na Rodovia Rio-Santos. Os agentes abordavam os veículos, e os que não possuíam a autorização eram notificados e convidados a retornar. Veículos com documentação irregular foram multados.
Para o secretário de Segurança, Sidney Silveira, o número de veículos abordados diminui consideravelmente. “Por mais que este fim de semana seja o retorno das festas de fim de ano da maioria dos frequentadores do município, acredito que o resultado de hoje é um reflexo do nosso trabalho”. O secretário de Trânsito João Luiz Vasconcelos acredita que além do trabalho bem feito realizado pela equipe da prefeitura com seus parceiros, a divulgação na mídia também fez com que as pessoas pensassem muito antes de virem ao município sem a autorização.
Para acesso e circulação de ônibus, microônibus e vans de fretamento turístico na cidade são necessários o agendamento na secretaria de Trânsito e o pagamento de taxa, que varia de acordo com o veículo.