Noticias do Rio

Escola Roberto Coelho, de Santa Cruz, fica em primeiro lugar no ranking municipal do Ideb – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

[ad_1]

Prefeito parabeniza alunos da Escola Roberto Coelho pelo primeiro lugar no ranking municipal do Ideb 2024 – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Superando a meta e a expectativa, a Escola Municipal Roberto Coelho, em Santa Cruz, ficou em primeiro lugar no ranking municipal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2024. A nota da escola subiu de 3,1, no Ideb de 2007, para a primeira posição, com nota 8,5, neste ano, entre as escolas municipais da cidade. A meta estabelecida pela unidade era chegar à nota 7.

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Educação Renan Ferreirinha visitaram a unidade para parabenizar a comunidade escolar. Paes deu os parabéns aos alunos, dizendo que eles deveriam agradecer os bons professores e demais profissionais da escola pelo bom resultado.

– Esse resultado mostra a qualidade dos profissionais da secretaria, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), do diretor, dos professores, da gestão. O que a gente faz é tentar orientar, inspirar, dar um norte. Esse resultado mostra que é possível fazer um trabalho bem feito, com qualidade – disse o prefeito.

A cidade do Rio de Janeiro também avançou em posições na Região Sudeste, ficando em 2ª posição nos Anos Iniciais, e em a 1ª posição nos Anos Finais. No Ranking Nacional, a  rede municipal subiu da 14ª para a 8ª posição nos Anos Iniciais e avançou da 11ª para a 5ª posição nos Anos Finais. –

– Esse resultado é muito especial, ter essa escola como primeiro lugar no principal índice de qualidade de ensino que é o Ideb. Foi a primeira, com nota 8,5, uma das maiores do Brasil, numa região da cidade onde muitas vezes as pessoas não conhecem ou acham que um resultado como esse não é possível. Esses profissionais mostram que dá para fazer, com uma boa gestão escolar, dá para fazer esse trabalho incrível, fazendo com que cada aluno tenha a oportunidade de aprender. E que os alunos possam acreditar neles mesmo. Esse resultado mostra que é possível uma escola pública ser de qualidade. Essa escola é uma inspiração para todos nós –  disse o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

O diretor da Escola Municipal Roberto Coelho, Rafael Amaral, creditou o avanço no ranking à integração entre professores, funcionários, comunidade e alunos. A escola, que tem 325 alunos do 1º ao 5º ano (Anos Iniciais), está reencontrando o caminho da boa educação.

– Com a interação de toda a comunidade escolar, com um propósito, conseguimos avançar. E fomos além. Nossa meta era chegar à nota 7, mas nos superamos muito e chegamos a 8,5. Isso é muito importante numa comunidade carente socialmente como é a nossa –  afirmou o diretor Rafael Amaral.

Professora há seis anos na Roberto Coelho, Aline Carvalho disse que o “segredo do sucesso” é o trabalho em conjunto, desencadeado ano a ano.

– Desde o 1º ano a gente vem preparando os alunos, identificando dificuldades, preparando para as provas, fazendo simulados. Eu sempre digo para eles: quem lê muito, fala bem, escreve bem e vai ter um melhor entendimento das outras disciplinas –  destacou Aline, lembrando que os alunos evoluíram nas aulas de Português e Matemática.

Cidade do Rio conquistou o maior crescimento na nota do Ideb no país 

A rede municipal do Rio conquistou o maior crescimento percentual na nota (+12%) da avaliação que compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre todas as capitais do Brasil nos Anos Iniciais, que são os alunos do 1º ao 5º ano. O avanço nos Anos Iniciais ocorre justamente no período mais importante, que é a alfabetização.

Nos anos finais, foi o quinto maior salto na nota (+5%) entre todas as capitais. A rede municipal do Rio é responsável pelo ensino fundamental do 1° ao 9° ano. (Gráficos ao final do release).

A rede municipal teve o maior resultado da série histórica do Ideb. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira e mostram que a rede municipal do Rio nunca alcançou notas tão altas. Nos Anos Iniciais, o Ideb da rede carioca chegou a 6,0, maior resultado da série histórica, iniciada em 2005. Nos Anos Finais, o Rio chegou a 5,2, outro resultado inédito. Esse é um marco nos resultados do Rio.

A evolução da qualidade do ensino na rede carioca aparece nos dados da avaliação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, referentes a 2023. Os dados mostram que o Rio atingiu saltos históricos e também superou os indicadores pré-pandemia, o que afetou profundamente os resultados educacionais em todo o país.

Um dos destaques do Ideb foi o avanço nos resultados entre avaliações seguidas. O crescimento entre 2021 e 2023, nos Anos Iniciais, é o maior aumento registrado entre as avaliações desde 2009. Tanto nos Anos Iniciais quanto Finais, o Rio de Janeiro alcançou as melhores notas de toda a série histórica.

Categoria:

  • 20 de agosto de 2024
  • [ad_2]
    Prefeitura do Rio

    Mostrar mais

    Redação Rio Notícias

    O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo