Entra em cena o preparador físico
Confira o papel do profissional de Educação Física na preparação de um atleta
Um atleta precisa de cuidados multidisciplinares, e dentro desse leque, o auxílio de um preparador físico é imprescindível. “O profissional de Educação Física tem presença confirmada no acompanhamento dos atletas, através, dentre outras, da função de preparador físico”, explica o profissional de educação física e preparador do time de futebol americano do Cruzeiro, Randy Duarte.
O esportista e o preparador precisam trabalhar em ótima sintonia, além de confiança um no outro. “Assim, o desempenho do atleta passará por evoluções para alcançar o resultado, no período desejado”, completa.
Na prática
É de responsabilidade desse profissional direcionar os treinamentos físicos, avaliações corporais e avaliações de desempenho. “Ele é o responsável por controlar os recursos utilizados que podem ser os mais variados para mensurar os indicadores físicos e fisiológicos do atleta”, afirma Randy.
Para quem pretende iniciar uma modalidade, a ajuda do preparador físico é fundamental. “É necessário uma série de avaliações e definição de algumas metas para deixar o aluno ou atleta ciente de qual o percurso e motivado para alcançar os objetivos”, conta.
Dessa forma, a presença do profissional próximo ao atleta permite que o mesmo desenvolva suas atividades com menor risco de lesões e maior desempenho. “Procure orientação qualificada, esta com certeza será o ponto chave para a sua manutenção no esporte praticado”, aconselha.
Fonte: Randy Duarte, profissional de educação física, personal trainer e preparador físico do Cruzeiro Fa (@randyduarte01).
Foto: Jean Assis