Ações Sociais

Cedaps começa a celebrar seus 30 anos com evento ‘Fala, Comunidade!’

Em sua 21ª edição, o encontro vai discutir a prevenção e cuidado às infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e hanseníase, nos dias 13 e 14 de junho, no Rio de Janeiro

Os problemas relacionados às infecções sexualmente transmissíveis têm se agravado no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2021, mais de 52 mil jovens com HIV, de 15 a 24 anos, evoluíram para a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

Diante desse cenário, o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) está lançando a 21ª edição do “Fala, Comunidade! Ano 2023”. O tema será a prevenção das IST/HIV e o cuidado com outras doenças, como tuberculose e hanseníase. O encontro será nos dias 13 (das 11h às 18h) e 14 de junho (das 9h às 18h), presencial exclusivamente para convidados e com transmissão online aberta ao público.

O evento marca também o início das comemorações dos 30 anos do Cedaps, reunindo lideranças, moradores de favelas, profissionais de saúde pública e organizações não governamentais no âmbito da saúde. Tudo para contribuir com o fortalecimento do ativismo e do controle social.

Para Wanda Lucia Guimarães, cofundadora da instituição, assistente social e membro da equipe de coordenação geral da instituição, a edição deste ano é ainda mais especial e aguardada.

“O ‘Fala, Comunidade!’ é realizado pelo Cedaps há 21 anos. Este ano, vamos discutir temas como prevenção de doenças, filantropia nas periferias e também a violência contra a mulher nas comunidades. Além de debater essas pautas, celebraremos a nossa própria história”, ressalta Wanda.

De olho na programação

No primeiro dia (13/6), com foco no público jovem, as discussões trazem uma reflexão sobre a continuidade de políticas públicas, em favelas, aldeias e quilombos. A ideia é potencializar as ações dos jovens e multiplicar essas ações sociais, adquirindo autonomia e confiança.

Um dos destaques do dia 13/06 será o Painel 1, que acontece, às 16h, e aborda o tema “Homens pelo fim da violência contra mulheres”, baseado na lei 11.340/06, popularmente conhecida como Maria da Penha. A mesa contará com o palestrante José Adriano Marinho, assistente social que atua no Grupo de Facilitadores do Projeto “E Agora José?”. Às 17h30, Katia Edmundo, Diretora- Executiva do Cedaps, coordena o lançamento de publicações do CEDAPS e outras em colaboração com parceiros, inclusive o Guia- VAMOS COMBINAR? O “saber-fazer“ da Prevenção Popular- Guia prático e inspirador sobre prevenção às IST, HIV e outras doenças associadas em territórios populares brasileiros.

Já no dia 14/06, lideranças comunitárias se reúnem em mesas e rodas de conversa sobre estratégias de mobilização para prevenção e cuidado da tuberculose, hanseníase e IST/HIV. Um painel apresentará dados recentes sobre filantropia nas periferias. Os convidados representam iniciativas comunitárias de norte a sul do Brasil. Indígenas, mulheres ribeirinhas, quilombolas, favelas e periferias de centros urbanos se juntam neste seminário.

‌Serviço:

“Fala, Comunidade! Ano 2023”

Organização – Centro de Promoção da Saúde – Cedaps

Endereço: Hotel Atlântico Prime – Rua do Rezende, 87, Centro, Rio de Janeiro-RJ.

Dias e horários: 13 de junho (terça-feira) – 11h às 18h e 14 de junho (quarta-feira) – das 9h às 18h

Transmissão online:

Dia 13 de junho (terça-feira) de 16h às 17h, e dia 14 de junho (quarta-feira) das 9h às 18h

Facebook: https://www.facebook.com/cedapsbrasil
Youtube: https://www.youtube.com/@CEDAPSBrasilOficial

Sobre o Cedaps

O Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) promove a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas nesses territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade social.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo