ATIVIDADE FISICA, QUALIDADE DE VIDA X PEDAGOGIA
O mundo de hoje, está globalizado e antenado com o auxílio da internet, que nos conecta com tudo e com todos em tempo real. Não podemos mais ficar presos em um modelo arcaico e ditatorial de ensino que nos impede de evoluímos e nos tornarmos um país de primeiro mundo na educação . Ensino este, que nos é imposto por uma ditadura de ensino, mantida pelas chamadas, bancas examinadoras , criadoras das provas para concursos de professores de educação física, onde 95% das questões contidas nestes, são de pedagogia !! Temos que mudar isto !
Nós , professores de educação física, certamente entendemos a importância da pedagogia no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na primeira infância. No entanto, na prática da atividade fisica , bem como , a prática de esporte nas escolas , é sem duvidas muito mais complexo , que apenas a pedagogia aplicada . A atividade fisica e atividade de desporto , para nós, educadores físicos, do modelo atual , são muito mais amplos em sua aplicabilidade. Em aulas de educação física , o profissional deve ter o conhecimento pleno, não só da pedagogia, mas, de todas as outras disciplinas , pertinentes a esta prática , tais como, a cinesiologia (biomecânica), psicologia aplicada, anatomia , higienes e primeiros socorros , treinamento desportivo , praticas de ensino, etc…
A prática de atividade fisica moderna , que está ligada diretamente a ciência e a pesquisa científica, também nos leva a melhoria de qualidade de vida e inclusão social, além do aspecto preventivo, contra doenças degenerativas e lesões . Portanto, a educação fisica escolar moderna (ou não) , é muito mais ampla do que se imagina, com todo respeito aos pedagogos… Mas, não somos pedagogos… Somos educadores físicos!
Isto tem que mudar !!
Antonio Elson Melo Ribeiro
(Fisiologista do exercício)
Cref 00056-G/RJ