Al-Farabi entra em ritmo de Carnaval com programação exclusiva em homenagem ao samba
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de livros, como “O vidente míope”, sobre o desenhista J. Carlos e o Rio de Janeiro da década de 1920. Foi consultor de acervo da área de Música de Carnaval do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Foi jurado, em 2013, do Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval . É colunista do jornal O Dia, onde assina coluna semanal sobre a cultura das ruas cariocas. Desenvolve atualmente o projeto Ágoras Cariocas, ligando educação, música popular e história dos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, em parceria com o coletivo Norte Comum. Recebeu em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro, o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto, conferido pela Câmara Municipal. Publicou recentemente, em parceria com Nei Lopes, o Dicionário da História Social do Samba.
Sobre Tomaz Miranda
O cantor, cavaquinista, arranjador e produtor, Tomaz Miranda é formado em música – Bacharelado em Arranjo – pela UNIRIO. Toca profissionalmente desde os 14 anos, fazendo o circuito da noite carioca pela Lapa e outras casas da zona sul como o Bar do Tom e o Vinicius Bar. Tem experiência internacional com shows na França e Argentina. Tomaz Miranda é diretor e intérprete do Simpatia é Quase Amor, um dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro.
Como cavaquinista, fez parte dos grupos Vai-da-Valsa e Coisa & Tal, nascidos dos encontros musicais no Bip-Bip, além de acompanhar o cantor Lucio Sanfilippo e a cantora Marina Iris. Em 2013, foi finalista do concurso Novos Bambas do Velho Samba, promovido pelo Carioca da Gema, tendo feito shows pelo circuito da Lapa.
Seu primeiro disco, “Os Sambas Que Me Dizem”, foi lançado no Teatro Rival no dia 13 de Julho de 2015 e está, nesse momento, sendo apresentado em shows pelo Rio de Janeiro. No repertório, músicas de compositores novos na cena musical – Raul DiCaprio, Leandro Fregonesi, Manuela Trindade, Thiago da Serrinha, Lazir Sinval, Abel Luiz, entre outros, e o próprio Tomaz -, de experientes parceiros de roda – Paulinho do Cavaco e Luís Pimentel – e de nomes conhecidos como Moacyr Luz, Toninho Geraes e Toninho Nascimento. Há espaço, também, para uma música inédita de Nelson Cavaquinho, gravada com a participação de Beth Carvalho. Moacyr Luz, Lucio Sanfilippo e Toninho Geraes completam o quarteto de participações.
Aulas com o historiador Luiz Antonio Simas
Local: Al-Farabi – Rua do Rosário, 30, Centro
Datas: 16 e 23 de janeiro
Horário: de 11h às 13h
Valor: R$ 60 cada
Telefone: (21) 98181-0353
Inscrições: comercial@
Datas: 16 e 23 de janeiro
Horário: Às 16h
Preço: Grátis