Será um forte investimento suficiente para dominar o Brasileirão?
Poucos seriam os amantes de futebol brasileiro que, na temporada 2019, poderiam adivinhar que o agora Red Bull Bragantino, em somente dois anos, estaria lutando não só pelo título do Brasileirão Série A, como também fosse chegar tão longe no Copa Sul-Americana. Mas o que terá mudado em um curto espaço de tempo, desde os tempos de Série B até a uma potencial conquista nas
principais competições nacionais?
É importante notar que o time do Bragantino, já na temporada 2020, para sites como Bet365 e Sportsbet, já estaria sendo considerado um dos times mais perigosos na ameaça ao domínio do Flamengo. Porém, ao contrário do que se poderia esperar, a verdade é que o retorno do Bragantino à Série A foi tudo menos positivo. O time esteve perto da zona de rebaixamento durante muito tempo.
No entanto, tal não se poderá dizer dessa temporada 2021, em que o time teve um início muito positivo, somando grandes vitórias e ameaçando qualquer time que queira lutar, até ao final, pela conquista do Brasileirão Série A. Com uma política de contratações muito firme e sólida, a verdade é que poucos são aqueles que, atualmente, conseguem descartar o time do Red Bull Bragantino como um dos favoritos ao título.
Índice
Investimento forte é um dos motivos
Em uma fase em que vários times brasileiros estão atravessando alguns desafios financeiros, a verdade é que o time do Bragantino está em uma trajetória totalmente diferente. Isso está acontecendo devido à compra da equipe da Red Bull, uma das maiores empresas mundiais do momento. A compra do time brasileiro – que estava na Série B – tinha somente um objetivo: em poucos anos conseguir colocar o time no topo do futebol brasileiro.
Ora, mesmo estando ainda distante desse objetivo, a verdade é que o time do Bragantino, em tão pouco tempo, já está conseguindo o respeito dos grandes times nacionais e até sul-americanos. Com um futebol muito alegre e solto, a verdade é que não está sendo fácil os times conseguirem ganhar dessa equipe tão jovem.
Sim porque, em uma estratégia muito sólida de investimento, que significa várias centenas de milhões de reais nos últimos anos, os responsáveis pelo Bragantino pretendem que esse investimento não represente apenas um retorno esportivo, mas sim também um retorno financeiro positivo. Para isso, o foco da diretoria do Bragantino tem sido em contratar jogadores jovens, mas muito promissores e com enorme talento. Será que vai resultar?
Será que dinheiro será suficiente para o sucesso?
Essa acaba sendo uma das questões mais vezes feitas quando se falar desse novo “time rico” do futebol brasileiro. Apresentando um orçamento que apenas se compara com o que você iria encontrar em gigantes brasileiros, como o Palmeiras ou o Flamengo, se espera que, mais tarde ou mais cedo, com seu projeto tão ambicioso, o Bragantino consiga justificar esse forte investimento com resultados. Porém, será o dinheiro suficiente para conseguir convencer os grandes jogadores?
É importante notar que, nesses últimos anos, mais do que conseguir atrair jogadores “feitos”, o Bragantino tem se voltado muito mais para a contratação de jogadores mais jovens, mas que já tenham alguma experiência de equipes principais de grandes times. Exemplo disso mesmo é a contratação do jovem jogador do Flamengo, em que o time do Rio de Janeiro não conseguiu arranjar forma de recusar a proposta.
Assim sendo, o Bragantino pretende aderir um pouco à estratégia de contratação de seu outro time, o alemão do Leipzig. Nesse time, o foco está na presença de jogadores muito jovens, mas que estejam muito próximos de subir para o próximo “nível”. Logo, para além de uma luta que promete ser equilibrada no topo do Brasileirão, se espera que o Bragantino também possa ter retorno nesse
grande investimento.