1ª edição da Feira Afro cultural do IPCN acontece neste domingo,9 de janeiro, nas ruas da Lapa
Contação de histórias, chorinho, roda de samba, moda e gastronomia para toda a família
Acontece neste domingo, dia 9 de janeiro, a 1ª edição da Feira Afro cultural do IPCN. O evento reunirá empreendedores afro-brasileiros na área de lazer formada entre a Avenida Mem de Sá, 208 e a Rua Ubaldino do Amaral, na Lapa, no Centro do Rio, das 10 às 18horas. O público terá à disposição produtos de gastronomia, artesanato, artes plásticas, vestuário, literatura, além de atrações como contação de histórias e grupos musicais com chorinho e roda de samba. A organização é do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN) e a entrada é gratuita.
O presidente do IPCN, Márcio Madeira, diz que será uma atividade para a família toda passar o dia: “A programação cultural e o mix de negócios em exposição foram pensados para ser uma opção de lazer integral. Temos desde as atividades infantis ao melhor da gastronomia afro-brasileira, com muita gente bonita, fazendo o seu melhor trabalho para unir os povos em um corredor cultural das raízes brasileiras.” No total serão 40 expositores.
Uma das atividades infantis é a contação de histórias, com a escritora Pituka Nirobe, autora dos livros “Kabula e Ketula”; “Ed Nandyala” e “Pedras Pedrinhas e Pedregulhos”, às 10 horas, na abertura da Feira. Às 14h, Ianna Fletcher lançará o livro “Lindas Nuances”, aceito para o Festival Cultural Viena na Áustria e com presença no Weltmuseum Wien. Às 15h, Giselle Santos lançará o seu “Pare! Você não é uma fraude”. As três autoras farão sessões de autógrafos. Ao longo do dia as atrações se revezam no palco (programação abaixo), uma delas será o grupo de chorinho “100% Suburbano”.
Para os empreendedores, a atração é a roda de conversa sobre “Pitch de Investimentos”, com Daise Rosas, representando a Aya Business e Rafael Ponzi, do Clube Empreendedor. Eles apresentarão o Projeto Acredita, que oferecerá aos afro empreendedores a oportunidade de acessar empréstimo sem cobrança de juros, mesmo se estiver negativado e com prazo de até 24 meses para pagamento.
Entre outras atrações gastronômicas estará o acarajé do Quilombo Quilombá de Magé. Para decoração, produtos artesanais como acessórios feitos com cápsulas de café recicladas e artes plásticas de madeiras recicláveis. Na moda, tecidos africanos originários e na linha de cuidados pessoais, sabonetes com cunho afro religioso.
Programação:
10h – Atividade Infantil – Contação de Histórias com a escritora Pituka Nirobe – no Palco
11h – Apresentação do Grupo de Capoeira do Mestre Paulão Kikongo
12h – Pituka Nirobe autografa seus livros
12h30min – Divulgação dos Afro empreendedores da Feira Afro cultural
13h – Grupo de chorinho 100% Suburbano
14h – Ianna Fletcher autografa Lindas Nuances
15h – Apresentação literária com Giselle Santos
15h30min – Grupo de chorinho 100% Suburbano
15h30min – Giselle Santos autografa seu livro “Pare! Você não é uma fraude”
16h – Apresentação do Clube Empreendedor e o Projeto Acredita
18h – Encerramento da Feira
Serviço:
Evento: 1ª edição da Feira Afro cultural do IPCN
Data: domingo – 9 de janeiro
Hora: 10 às 18 horas
Local: Avenida Mem de Sá, 208 até a Rua Ubaldino do Amaral, na Lapa
Organização: IPCN
Assessoria de Imprensa: IAA Comunicação e Eventos
Contato: Ivan Accioly [email protected] – 21- 9 92268999